Sede própria

Acessibilidade, Gestão e Planejamento

A construção da sede própria da Câmara possibilitará espaço acessível a todos

A Câmara, nessa gestão, que veio com o objetivo de valorizar à população fazendo referência à Constituição, “Todo Poder Emana do Povo”, administrativamente, lançou ações que deram mais transparência para que o cidadão tenha acesso e interaja com os vereadores.

Agora, a Câmara também terá um novo espaço destinado à sua construção para realizar um projeto coletivo e de acessibilidade com a sede própria. O Legislativo funciona atualmente em um espaço pertencente a Prefeitura, que não possui acessibilidade e nem capacidade de adaptação estrutural, principalmente para pessoas com deficiência física, além de pagar o aluguel do anexo que agrega a espaço.

Projetar a construção da sede própria foi um objetivo da atual Mesa Diretora, idealizado inicialmente pelo presidente interino, Paulo Sérgio Felipe (Paulo Felipe), Maria Izabel (Secretária) e Grécia Maria (2° Vice-presidente), juntamente com os vereadores e vereadoras, sendo que ao retornar ao Legislativo, o vereador Rômulo, que estava atuando como Prefeito Interino do município, colocou em prática o processo licitatório para dar início à obra de construção e anunciou oficialmente sua construção, que terá início nesse mês de dezembro.

Com a construção da sede própria, o Legislativo passa a ter mais independência e autonomia para realização de seus trabalhos e passará a ter oficialmente um espaço próprio para realização de projetos institucionais e audiências públicas para que a Câmara exerça sua representatividade, valorizando a integração com o cidadão e prestando um melhor atendimento à população.

Além disso, com a construção da sede própria a Câmara poderá sair do aluguel que é pago pelo anexo que agrega ao espaço cedido pela Prefeitura. Desde 2013 a Câmara tem um gasto mensal com o aluguel do anexo, necessário para comportar as demandas administrativas. Se calcularmos o valor que já foi gasto pela Câmara apenas com o aluguel desse anexo até o mês de dezembro desse ano, chegamos ao montante de R$ 240.949,00. Se a conta for feita de 2013 até 2024, isso considerando que o aluguel não sofra reajuste, a Câmara terá pago R$ 338.149,00. Recursos que poderiam ter sido convertidos em devoluções à prefeitura e aplicados em várias obras, projetos sociais e em saúde.

O valor orçado da obra foi de R$ 757.181,34 referente valor apresentado em processo licitatório. O recurso é oriundo de dotações e orçamento próprios da Câmara.

Clique aqui e veja informações sobre os processos licitatórios para construção da sede própria da Câmara.

nn

Presidente interino da Câmara, vereador Paulo Felipe, no período de janeiro a julho de 2021 apresentando o projeto

arquitetônico de construção da Câmara.

vv

Atual Presidente da Câmara, vereador Rômulo Quintão Donadio assinando contrato com a empresa responsável pela construção da sede

própria da Câmara. As obras terão início durante sua gestão.

nnnn

Vereadores Grécia Maria, Maria Izabel, Paulo Felipe e José Augusto Ferraz, juntamente com o Diretor da Câmara, Flávio Geraldeli analisando

o Projeto Estrutural.

nnnn

Vereadores José Augusto Gomes, Dinei Souza, José Francisco Ferraz, Erick do Amaral, Maria Izabel, Paulo Felipe, Grécia Maria, Matusalém Marques,

Gilmar Reis, Sandrinha Donadio e Carla Nogueira apresentando a projeto arquitetônico que projeta acessibilidade para os cidadãos,

espaço para realização de audiências públicas e melhor atendimento ao cidadão.

bbbb

Faixada do projeto arquitetônico. A nova sede da Câmara será localizada no pavimento superior do prédio

das secretarias municipais, localizada à Praça Doutor José Augusto, n° 240. Centro. Espera Feliz/MG.